top of page
jeanmichel 082 (845 x 634).jpg

Arte do Chi

De forma suave e progressiva, respeitando os limites e as capacidades corporais, proporciona, através da sua prática regular, a descontracção muscular e mental, o alívio do stress, desenvolve uma respiração profunda, estimula as funções vitais e aumenta a flexibilidade das articulações.

O Tai Chi Chuang e o Chi Kung (Qi Gong) são Artes e Técnicas energéticas e do movimento, aeróbias, que aumentam a resistência e fortalecem as articulações. Permitem atingir uma consciência corporal inigualável, através duma evolução progressiva consoante as suas capacidades. Os movimentos lentos, suaves e graciosos fazem participar a totalidade do ser numa maravilhosa descoberta da Vida e da harmonia interior.

A Escola da Via Interior possui raízes nas Artes Internas chinesas, no Tai Chi Chuang e no Chi Kung (Qi Gong), e é acessível a todos. Aquelas técnicas formam um todo coerente designado - Art du Chi - e são o fruto dos ensinamentos de Vlady Stévanovitch (1925-2005), iniciado desde a adolescência nas artes energéticas orientais do Yôga, técnicas de sons e posturas, e Tai Chi Chuan.

Os ensinamentos da Escola são adaptados aos praticantes ocidentais dos dias de hoje, através de uma pedagogia clara, precisa e progressiva. Depurados dos aspectos doutrinais ligados à cultura extremo-oriental, não apresentam conotações religiosas, privilegiando o espírito universal dessas práticas, e viram costas ao espectacular e à competição.

A Arte do Chi engloba a prática de diferentes técnicas:

● 3 formas de Tai Chi;

● Exercícios de Chi Kung (Qi Gong);

● Exercícios de respiração e técnicas energéticas;

● Meditação;

● Relaxamentos e alongamentos;

● Exercícios de postura, equilíbrio e consciência corporal;

● Automassagens;

● Técnicas de emissão de sons;

● Um encadeamento marcial rápido designado “Kirikido”, derivado de uma kata de Kung Fu

 

A circulação e a mobilização do Chi é o primeiro objectivo da Escola da Via Interior. Os reflexos na saúde, a harmonia e a beleza que emanam desta prática, a procura permanente e o desenvolvimento do potencial interior humano, fazem dela uma Arte.

Acerca de mim

Nasci na cidade do Porto (Portugal), em 1960. Interessei-me desde cedo pela procura interior e o desenvolvimento pessoal. Experimentei a ginástica, o Hata Yoga, e pratiquei artes marciais (Karate Shotokai) e faço meditação desde a adolescência.
Com o tempo nasceu a necessidade de procurar nos movimentos marciais outras lógicas internas. A fluidez, a energia e a continuidade dos movimentos passaram a ser realizadas de forma lenta e vivida, com efeitos na consciência e serenidade interior. Assim,  descobri que queria aprender Tai Chi Chuan.
Em 1999 aprendi uma forma de Tai Chi Chuan de 108 movimentos do estilo Yang e alguns “brocados”.
Em 2003 contactei a Escola da Via Interior - Arte do Chi e conheci Fabien Bastin e Jeanne Houde.
Em 2007 recebi de Michèlle Stévanovitch autorização para ensinar em nome da Escola.

Desde 2005 ensino regularmente Tai Chi Chuan, Chi Kung e Meditação nos Açores.

bottom of page